Acompanhe a polêmica recente ( em torno da obra de Monteiro Lobato acusado de Racista pelo Instituto de Advocacia Racial, na reportagem "Mais uma obra de Monteiro Lobato é questionada por suposto racismo", nesta outra reportagem "STF discute censura à obra de Monteiro Lobato", além das obras de Monteiro Lobato, cita também a polêmica em torno do livro do Dalton Trevisan quando escolhido para a prova do Coluni. Nesta entrevista, um professor de literatura comenta os aspectos ideológicos da obra em relação a polêmica 'Censurar Monteiro Lobato é analfabetismo histórico'.
Para rir "Monteiro Lobato é preso por racismo mas é liberado por causa da lei eleitoral"
Polêmica no passado: Monteiro Lobato também foi censurado enquanto estava vivo, confira: "Monteiro Lobato, o petróleo e a prisão".
Agora, descubra porque Monteiro Lobato sempre foi tão polêmico no documentário "No furacão da Botocúndia".
REFLITA: DE MANEIRA AS POLÊMICAS DE MONTEIRO LOBATO ESTÃO RELACIONADAS AS POSIÇÕES DO MOVIMENTO LITERÁRIO DENOMINADO "PRÉ-MODERNISMO"?
Marcadores
ARCADISMO
(4)
AULAS PARA LOUSA DIGITAL
(8)
AULAS PRÁTICAS DE LITERATURA
(12)
BARROCO
(5)
CARICATURAS
(1)
CONTEMPORANEA
(4)
LITERATICES
(14)
LITERATURA POR TEMA
(2)
MODERNISMO 1
(6)
MODERNISMO 2
(1)
MODERNISMO 3
(1)
NATURALISMO
(1)
PARNASIANISMO
(3)
PRE-MODERNISMO
(4)
QUINHENTISMO
(5)
REALISMO
(3)
REFLEXÕES
(1)
RENASCIMENTO
(1)
ROMANTISMO
(11)
SIMBOLISMO
(4)
TEORIA LITERÁRIA
(7)
TICs
(8)
TROVADORISMO
(4)
VANGUARDAS EUROPEIAS
(7)
Os acontecimentos sociais e políticos são condutores para criação de um perfil literário, pois os artistas são influenciados por tais acontecimentos, expondo suas ideias e visões sobre o assunto através de suas obras.
ResponderExcluirMonteiro Lobato possui grandes características que o torna pré-modernista, ele retrata a realidade presenciada no Brasil, como por exemplo o período do ciclo do café, relatado em seu livro de contos "Cidades Mortas". Ele também costumava retratar tal realidade através de metáforas e por narrações de aventuras de seus personagens para conscientizar o público sobre os problemas sociais enfrentados pelo Brasil. Suas polêmicas são as características mais marcantes dele, pois por criticar as condições sociais do país, foi questionado e oprimido, pois naquela época não havia tanta liberdade de expressão, mas como um bom pré-modernista, Monteiro Lobato apenas retratava a realidade vivida pela sociedade brasileira naquela época, seja tal realidade preconceituosa ou dolorosa.