A atividade prática só tem realmente sentido se ela simular algo real e, portanto, contextualizar a aula dentro de uma realidade.
Essa foi a intenção quando produzi esse material concreto para tornar as aulas de literatura mais dinâmicas e práticas.
Para produzi-lo, selecionei vários poemas barrocos e árcades e imprimi com fontes que imitam caligrafia manuscrita antiga e rebuscada, não inclui o nome dos autores propositalmente. Depois, envelheci as folhas de A4 com café. (existem muitas receitas na internet) aproveitei, enquanto as folhas estavam úmidas para danificá-las um pouco -deixando-as amassadas, rasgadas, furadas, etc. Depois de secas, coloquei cada "documento" em uma folha plástica de pasta catálogo e inventei um código para cada um (P12-1997, por exemplo).
Depois, distribui para cada aluno um desses "documentos" dentro mesmo do plástico e dada a seguinte situação: Todos eles eram pesquisadores do IPHAN e tinham como tarefa tentar definir a data do documento através da análise de seu conteúdo.
Para ajudar fiz uma tabela para orientar os alunos para analisar as características dos poemas e definir se se tratava de um poema barroco ou árcade. Depois era só pesquisar na apostila a época do movimento literário, em alguns casos os alunos conseguiram identificar o autor do poema e assim, conseguiram datar o documento.
Finalmente, com um modelo de Parecer Técnico, o aluno deveria escrever os resultados de sua pesquisa em formato de um documento técnico, que serviu como avaliação final.
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